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Análise de Crédito - conheça um pouco mais sobre o processo de análise de crédito na Safra Financeira

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Análise de Crédito

Para a aprovação de financiamentos ou qualquer operação de crédito, a Safra Financeira realiza a análise de cadastro e crédito de cada um dos proponentes, que envolve a avaliação de diferentes informações sobre o consumidor.

A partir dessa avaliação, é definido o valor que poderá ser liberado de crédito, caso aprovado, as taxas de juros envolvidas na operação e a quantidade de parcelas oferecidas para o pagamento do montante, sempre visando que a oferta esteja alinhada com os interesses, necessidades e objetivos do consumidor.

Como é feita a análise de crédito?

O processo de análise implica na consulta e avaliação de informações sobre o proponente, tais como:

  • Cadastro - dados pessoais como CPF, telefone, estado civil, nível de escolaridade, profissão, renda e endereço, etc.
  • Banco de Dados - órgãos de proteção ao crédito tais como Boa Vista SCPC, Serasa, B3, SCR, consultando dívidas existentes e Cadastro Positivo.
  • Garantia - o bem que será comprado mediante o financiamento, ou dado em garantia no caso de empréstimos ou refinanciamentos.

Após concluir a análise, o Safra já terá as informações necessárias sobre o proponente e poderá definir as melhores condições para o financiamento ou empréstimo pretendido.

Mas, o que é um Banco de Dados?

Tanto o banco de dados como o cadastro são o conjunto de informações acerca de um consumidor. No banco de dados, essas informações são coletadas no mercado, sendo utilizadas normalmente por empresas que prestam serviços de proteção ao crédito. Essas empresas são consideradas, pelo Código de Defesa do Consumidor Brasileiro entidades de caráter público.

Já o cadastro é composto pelas informações fornecidas pelo próprio consumidor, no momento de abertura de um crediário, ou seja, informações que serão utilizadas internamente pelas empresas para a concessão, ou não, do crédito. Em muitos casos, inclusive, faz parte desse cadastro o resultado da consulta realizada junto aos serviços de proteção ao crédito – exemplos: SPC, SERASA.

E o Cadastro Positivo?

Cadastro positivo é um conjunto de bancos de dados que contém informações de pessoa física ou jurídica relativas a obrigações, vinculadas ou não a operações de crédito, adimplidas pelo cliente (pagamento já foi realizado) ou em andamento (que ainda não venceram).

O cadastro positivo surgiu com o objetivo de democratizar o acesso às informações sobre crédito, de modo a aumentar a concorrência no Sistema Financeiro Nacional, beneficiando os cidadãos e as empresas, pois traz mais segurança às pessoas naturais ou jurídicas que concedem créditos ou realizam operações comerciais, a prazo ou não.

A nota de cadastro positivo e as informações do histórico de crédito farão parte da avaliação da situação econômico-financeira do cadastrado e o custo do crédito será mais bem definido, uma vez que o risco do cliente poderá ser melhor calculado.

Para saber mais, consulte: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_cadastropositivo

O que é o SCR?

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil - SCR é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no Brasil. Atualmente, são armazenadas no banco de dados do SCR as operações dos clientes com responsabilidade total, igual ou superior a R$ 200,00, a vencer e vencidas, e os valores referentes às fianças e aos avais prestados pelas instituições financeiras a seus clientes.

O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, mediante coleta de informações sobre as operações concedidas, com base no saldo existente no última dia do mês de referência, conforme critérios e metodologia do Banco Central do Brasil, havendo, portanto, lapso temporal entre a remessa dos dados, seu processamento pelo Banco Central do Brasil e sua disponibilização no SCR para consulta.

Que dados são registrados no SCR?

São registradas no SCR as seguintes operações: Empréstimos e financiamentos; Adiantamentos; Operações de arrendamento mercantil; Coobrigações e garantias prestadas; Compromissos de crédito não canceláveis; Operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar. Demais operações que impliquem risco de crédito.

Qual a finalidade do SCR?

Permitir aos clientes das Instituições Financeiras o acompanhamento das informações de suas operações de crédito que estão sujeitas ao registro no SCR, trazendo maior transparência sem desrespeitar o sigilo bancário;

Permitir ao Banco Central do Brasil obter informações mais precisas e sistemáticas para a supervisão das operações de crédito praticadas pelas Instituições Financeiras autorizadas, com o propósito de oferecer maior credibilidade e segurança ao público usuário de serviços e produtos destas instituições;

Permitir às Instituições Financeiras uma melhor avaliação da capacidade de pagamento dos seus clientes, mantendo mecanismos que possibilitem decisões de crédito com maior segurança e precisão, além da possibilidade de praticar taxas de juros adequadas ao perfil de crédito dos seus clientes através de uma análise individualizada. As Instituições Financeiras somente poderão consultar as informações mediante a prévia autorização do cliente.

Quem pode consultar as informações armazenadas?

O SCR pode ser consultado pelos próprios clientes, pelo Banco Central do Brasil e pelas instituições financeiras. A consulta ao SCR depende da autorização do cliente.

Como o Cliente pode consultar as informações do SCR?

A forma mais fácil de acessar o SCR é por meio do Registrato – Extrato do Registro de Informações no Banco Central. O Registrato é um sistema que fornece para o cidadão informações disponíveis em cadastros administrados pelo Banco Central do Brasil.

Alternativamente, o relatório do SCR pode também ser fornecido pelas Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente, ou por correspondência, conforme orientações disponíveis na página na internet deste órgão: www.bcb.gov.br, em "Perfis > Cidadão > Cadastros, sistemas e certidão negativa > Formulários e orientações para acesso aos relatórios individuais no Banco Central".

Qual o procedimento necessário para correção, exclusão, registro de medidas judiciais e a manifestação de discordância relativa às suas informações no SCR?

As informações remetidas para fins de registro no SCR são de exclusiva responsabilidade das Instituições Financeiras. Em caso de divergência nos dados do SCR fornecidos pelas Instituições Financeiras, você deve pedir a correção, exclusão ou registro de manifestação de discordância, bem como cadastramento de eventuais medidas judiciais, mediante solicitação direcionada à Central de Atendimento da instituição que efetivou o registro dos dados no SCR.

Para solicitar a correção de dados cujo registro tenha sido realizado pelo Safra, entre em contrato com a Central de Atendimento Safra Financeira no telefone 0300 151 1234 (de 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h, exceto feriados) ou WhatsApp (11) 2650-9999 (assistente virtual 24h e fale com um de nossos especialistas de 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h, exceto feriados).